quarta-feira, 23 de março de 2011

Capital da Líbia volta a ser alvo de ataques e bombardeios

Caças da coalizão internacional bombardearam pela segunda vez nesta quarta-feira as instalações militares do bairro de Tayura, ao sul da capital, informou a rede de televisão estatal líbia. A emissora oficial relatou que entre os alvos bombardeados também há construções civis.

Moradores da capital disseram ter ouvido oito explosões da zona leste da cidade e fumaça foi vista no céu durante a noite.

"Ouvimos quatro explosões, e depois de cinco minutos mais quatro", disse um morador de Tajoura, no leste. Outro morador da região confirmou a informação. Barulhos distantes foram ouvidos por repórteres da Reuters que estavam na região central de Trípoli.

O bairro de Tajoura é o principal enclave dos protestos em Trípoli, e onde as forças que apoiam o regime de Muammar Gaddafi reprimiram com a maior violência os esforços dos opositores ao regime para sair às ruas.

A região, segundo os poucos jornalistas que dela conseguiram se aproximar, está sempre fortemente vigiada por forças pró-Gaddafi.

Segundo a agência oficial do governo líbio, Jana, ataques aéreos da coalizão internacional contra o leste de Trípoli atingiram "um bairro residencial" nesta quarta-feira, deixando um "número importante de mortos entre civis".

Forças de Gaddafi atacam hospital
As forças governamentais líbias bombardearam na noite desta quarta-feira o principal hospital de Misrata, e várias casas desta terceira cidade do país, situada a 200 km a leste de Trípoli, declarou à AFP uma testemunha ouvida por telefone.

"A situação está péssima e muito grave aqui em Misrata. Os tanques estão bombardeando tudo", afirmou um porta-voz da rebelião na cidade.

Estes bombardeios acontecem depois que as forças da coalizão atacaram tropas terrestres do coronel Kadhafi principalmente em Misrata onde, segundo um médico, 17 pessoas, entre elas cinco crianças, foram mortas na terça-feira por franco-atiradores e morteiros lançados pelas forças governamentais.

*Com agências internacionais



2 comentários:

  1. Gostei do novo visual do blog, parabéns...
    rsrs

    ResponderExcluir
  2. Silvelena, não tenho mais tanto tempo para ficar neste mundo de teclagem, nem meu blog tenho atualizado com freqüência, e, olha que gosto muito de escrever. Somente hoje dando uma volta nos blogs do Quinari tive a grata surpresa de conhecer o seu espaço genial. Parabéns é muito informativo. Eu acrescentaria no seu currículo profissional um fino tino para jornalismo. Como educadora não preciso dizer nada, os seus atos falam por você, só me resta desejar muito sucesso neste mundo virtual que muito poderás contribuir com informações úteis a sociedade.

    Felicidade!!!

    ResponderExcluir