quinta-feira, 10 de novembro de 2011

VERTENTES DO SOCIALISMO - 8º ANO


Socialismo utópico
Na verdade, a crítica ao capitalismo é anterior a Marx e aparece já no final do século 18. Alguns autores até acreditavam no sistema capitalista, mas queriam alguns ajustes. O francês Saint Simon, por exemplo, defende um tipo de socialismo planificado, em que o mercado deve ter algum tipo de controle estatal. Já Charles Fourier é contrário a essas ideias e defende um sistema de trabalho em cooperativas, em que os empregados fossem donos das fábricas e repartissem o lucro entre si.

O outro pensador desse período, considerado o pai do socialismo utópico (utopia significa sonho, algo ideal, mas não necessariamente possível) é Robert Owen. Segundo ele, os trabalhadores deveriam se organizar em cooperativas, sem salário, retirando de sua produção aquilo que necessitassem para sua sobrevivência. Como essas ideias pareciam impossíveis de darem certo, aos olhos dos homens daquele período, Owen foi tachado de "socialista utópico".

O Marxismo
Entretanto, o principal elaborador da teoria socialista, que inclusive acabou ganhando também o seu nome, foi o alemão Karl Marx, juntamente com Friedrich Engels, co-autor de grande parte de sua obra. "O Manifesto Comunista", escrito pelos dois em 1848, em meios às revoltas sociais que agitavam a Europa naquele momento, foi a primeira grande manifestação de suas ideias. Como ambos os autores apresentassem uma interpretação da história baseada no que consideravam a constatação de fatos, de acordo com os princípios da ciência da época, o marxismo também é denominado como socialismo científico.

Ao longo do século 20 e até os dias de hoje, o modelo socialista de uma sociedade sem classes e sem propriedade privada ainda está no campo do ideal. Nos países em que foi implantado, o comunismo tentou abolir a propriedade privada, mas não conseguiu eliminar as classes sociais. Os políticos que tomaram conta do Estado nas sociedades comunistas acabaram se tornando uma nova classe social, privilegiada em comparação ao restante da população.

Além disso, constituíram regimes autoritários e violentos, que chegaram a promover verdadeiros massacres entre suas próprias populações. Essa tentativa de aplicação do regime comunista ainda sobrevive em alguns países nos dias atuais, como em Cuba e na China. No entanto, o capitalismo já recomeçou a entrar nestes países e a alterar, gradativamente, seus regimes.

O ANARQUISMO
O anarquismo surgiu na mesma época do socialismo. A primeira teoria anarquista é o fim da propriedade privada, pois segundo alguns autores dessa época,como, Proudhon, diziam que isso era o suicídio da sociedade. A segunda teoria é o fim do estado. A terceira teoria é a crença na liberdade e ordem obtida de forma espontânea, sem a intervenção do Estado através de leis.

Os anarquistas auto-denominados socialistas libertários veem qualquer governo como a manutenção do domínio de uma classe social sobre outra. Compartilham da crítica socialista ao sistema capitalista em que o Estado mantém a desigualdade social através da força, ao garantir a poucos a propriedade sobre os meios de produção, no entanto, estendem a crítica aos socialistas que advogam a permanência de um estado pós-revolucionário para garantia e organização da "nova sociedade".

Para os anarquistas deveria haver uma sociedade sem Estado, equilibrada na ordem, na liberdade de forma voluntária e na disciplina de cada um. O estado seria uma invenção, não existiria, seria algo abstrato, uma ficção, uma mentira, que defenderia apenas as classes mais altas. Entretanto, os anarquistas são a favor de uma organização voluntária, onde as pessoas poderiam e deveriam ter a liberdade sem ter que seguir nenhuma norma partidária. Dessa maneira a comunidade deveria tomar decisões sobre seus interesses, se responsabilizando pelo seu grupo social,ou seja, sem existência do estado e de leis.

O primeiro que revelou ser um anarquista e a defender claramente uma visão socialista, foi Joseph Proudhon, depois dele apareceu Bakunin. Mais tarde apareceram importantes teóricos do anarquismo, com Errico Malatesta, Emma Goldman e Piotr Kropotkin.

SOCIAL DEMOCRACIA
A social-democracia é uma ideologia política de esquerda surgida no fim do século XIX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista poderia ocorrer sem uma revolução, mas por meio de uma evolução democrática. A ideologia social-democrata prega uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário, geralmente tendo em meta uma sociedade socialista. O conceito de social-democracia tem mudado com o passar das décadas desde sua introdução. A diferença fundamental entre a social-democracia e outras formas de socialismo, como o marxismo ortodoxo, é a crença na supremacia da ação política em contraste à supremacia da ação econômica ou determinismo econômico sócio industrial.Isto ocorre desde o século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário