terça-feira, 8 de novembro de 2011

GUERRA DE SECESSÃO

Guerra de Secessão

  
Guerra de Secessão, a guerra Civil Americana
 Guerra de Secessão: estados do norte contra estados do sul
 Introdução 
A Guerra de Secessão foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De lado um  ficaram os estados do sul contra os estados do norte.
Causas:

Os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito.

Guerra

O conflito teve inicio em 1861 através de ações militares do sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país.

Consequências

- A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.

- A região sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877.

- O processo de industrialização do norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o sul passou por uma crise, perdendo influência política.
 

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. a guerra de secessao se deu mais pela politica e economia do que pela aboliçao. o estado do norte estava mais interresado em industrializar e aumentar as taxas alfandegarias para subir sua economia.
    mas essa guerra tambem trouxe grandes avanços mordenos, como: muiniçao aperfeisoada(pistolas e fusiz), o primeiro navio coberto com couro e etc.
    como era de se esperar o norte ganhou.

    ResponderExcluir
  3. A Guerra de secesão foi uma das guerras mais sangrentas da História de um lado o norte do outro o sul o norte tinha uma economia Indústrial ja o sul tinha uma economia escravista o norte queria abolir a escravidão e ganhou a guerra.

    ResponderExcluir
  4. Guerra de Secessão foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de De um lado o sul contra o estado do norte o sul perdeu a guerra e a escravidão foi abolida

    ResponderExcluir
  5. Essa Guerra foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De lado um ficaram os estados do sul contra os estados do norte o norte ganhou e a escravidão foi abolida

    ResponderExcluir
  6. essa guerra foi muito boa ela teve inicio em 1861 através de ações militares do sul os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e a escravidão foi abolida,

    ResponderExcluir
  7. bom eu entendi q na guerra de secessão,foi a vitoria do norte contra o sul eles lutavam pela abolinaçao da escravatura eles eram contra a escravatura...e q foi uma guerra bem demorada e que foi muito sangrenta que matou 600 mil pessoas, mais q deu resultado q deu mais riqueza pra a regiao norte, e o sul passou por uma crise politica,bom isso foi um pouco do q eu entendi...beijo professora espero q goste..

    ResponderExcluir
  8. a guerra de secessão foi uma guerra em que ouve u conflito entre os estados do norte e do sul da America o norte ganhou e com isso aconteceu a abolição essa guerra foi uma guerra muito violenta por causa que essa guerra foi como es fosse o aparecimento das armas modernas.

    ResponderExcluir
  9. esssa querra foi mt sangrenta pq o lado norte,venceu com mais preparo com muitos militares,e aboliu a escravidão mais os escravos foram marginalizados com um tempo ,depois disso o lado sul queria revance

    ResponderExcluir