segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Submarino nazista é achado em SC

Pesquisador encontra o submarino alemão U-513, o “Lobo Solitário”, naufragado em 1943 no litoral sul do Brasil
por Heloísa Broggiato


Durante uma regata entre Vila Velha, no Espírito Santo, e a ilha da Trindade, na costa brasileira, a bordo do veleiro Aysso, Vilfredo Schürmann ouviu falar do naufrágio de um submarino alemão no litoral de Santa Catarina. O capitão não sossegou enquanto não encontrou a embarcação no fundo do mar. Foram 18 mergulhos até identificar os restos do submarino alemão U-513, naufragado em 19 de julho de 1943.

O Lobo Solitário, como era conhecida a embarcação, era comandada por Friedrich Fritz Guggenberger, oficial condecorado com a Cruz de Ferro pelo próprio Adolf Hitler, por ter afundado um porta-aviões inglês, o Ark Royal.

A busca do U-513 foi realizada com o apoio do governo de Santa Catarina, e o local do naufrágio foi encontrado graças às anotações contidas no diário de bordo do navio americano Barnegad, que resgatou sete sobreviventes de um total de 53 tripulantes, conta Schürmann. O diário registrava também as coordenadas de um ponto próximo ao local onde o equipamento nazista afundou, fornecidas por um instrumento do hidroavião americano que abateu o submarino. “Com essas coordenadas o localizamos”, explica o capitão. O próximo passo de Schürmann é transformar a história em documentário.

11 comentários:

  1. Ótima matéria Prof., estudamos bastante sobre isso e nossa querida professora Silvelena explicou que, durante a Segunda Guerra Mundial vários submarinos, aviões e até navios foram encontrados da época, oque pode se dizer que, Alemanha estava planejando possíveis ataques ao Brasil que estava dando apoio ao Estados Unidos(EUA) que era do Grupo dos Aliados.
    Robério Costa de Araujo Nº 29 Ano:9º Turma:"A"

    ResponderExcluir
  2. Graças ao pessismismo de Vilfredo Schurmann nós o futuro do Brasil podemos nos aprofundar melhor e entender os acontecimentos do passado, isso nos deixa em duvida séra que existe outras coisas que não foram descobertas? e si existe quem vai descobrir? Acho legal o estudo que si aprofunda nos acontecimentos passado.

    ResponderExcluir
  3. Nossa bastante interesante um Submarino nazista achado aqui no Brasil.Nos estudamos em relação ao nazismo.Agora essa história irar transformar em um documetário é podera ajudar as pessoas a entender algo a mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. agora como acharam esse submarino nos podemos estudar mas sobre o passado e vamos ficar mas ligados com as coisas de antigamente

    ResponderExcluir
  5. Nossa super legal essa matéria,pode entender que o nazismo no estava permanente só na Alemanha,Aysso, Vilfredo Schürmann não sossego quando fico sabendo desse naufrágio.na minha opinião eu vejo o governo Hitler com implantação do nazismo como um governo desumano,sem com paixão,com preconceito.esse regime era terrível pois:As torturas aos não Arianos; Os judeus, os opositores ao regime, os ciganos, os homossexuais, os alemães que mesmo puros de nascença sofressem de deficiências físicas ou mentais eram capturados e levados em comboios para os campos de concentração.concluindo o nazismo, apesar de ter enriquecido o país a nível de desenvolvimento econômico, trouxe muitos problemas a nível social, mais especificamente às raças não descendentes de sangue Alemão. O Nazismo trouxe uma “má imagem” aos países que não governavam sobre Ditadura.
    Milena Nascimento 9º ano “A”

    ResponderExcluir
  6. Esse fato ocorrido e muito interessante para os historiadores por que fala um pouco da guerra e que ela se estendeu ate o Brasil e os historiadores tem muita vontade de i atras de informação de locais e a vontade de fazer um documentário que muitas pessoas que gostam de historia.
    Nome:Matheus Silva de Freitas
    Numero:22
    Serie:9 ano

    ResponderExcluir
  7. um súbmarino alemão afundou en santa cstarina,pois o capitão não sossegou enquanto não encontase o súbmario,poisfoi 18 mergulho ate encontar os restos do súbmarino,pois eles encontraran o súbmarino perdido.pois e bom saber de hiatorias antigas cem ser da nosssa época.

    NATANAEL (9º ANO "A")

    ResponderExcluir
  8. nossa que matéria legal prof. bom pude entender que com essa descoberta podemos entender mais sobre o passado e na minha opinião aprender mais tambem sobre o governo de hitler que em minha opinião é um governo desumano,sem compaixão...

    kamila (9 ano "A"

    ResponderExcluir
  9. muito bom prof:nos estudamos muito sobre esse submarinho que bom que achamoro pois podemos nos aprofunda mais sobre o assunto e sabemos mais o sobre o passado do submarinho..
    thays albuquerque..9 Ano.A

    ResponderExcluir
  10. ESSA MATÉRIA E SUPER INTERESSANTE PROFESSORA SOBRE O NAZISMO,E O NAVIO ALEMÃO QUE NAUFRAGOU PERTO DE SANTA CATARINA,E O CAPITÃO QUE NÃO SOSSEGOU ENQUANTO NÃO ACHOU O NAVIO,ESSA HISTORIAS DO PASSADO SÃO LEGAIS VIU PROFESSORA.

    Nome:BRUNO HENRIQUE n:3 (9 ANO "A")

    ResponderExcluir
  11. É ISSO AÍ GALERINHA, QUE BOM VER QUE VCS ESTÃO BEM ANTENADOS COM AS NOTÍCIAS RELACIONADAS AS TEMÁTICAS DO CURRÍCULO....

    ResponderExcluir