quinta-feira, 12 de maio de 2011

HISTÓRIA E O TEMPO (6º ANO)

Um dos diversos instrumentos que o homem concebeu para medir o tempo foi a ampulheta. Também conhecido por relógio de areia, a sua invenção é atribuída a um monge de Chartres, de nome Luitprand que viveu no século VIII.
No entanto as primeiras referências deste tipo de objeto aparecem apenas no século XIV. È formada por dois cones ocos de vidro, unidos pelo gargalo, de modo a deixar passar a areia de um para outro num determinado intervalo de tempo, através de um orifício. Para proteger o conjunto era usada uma armação de madeira ou latão. Mais tarde as ampulhetas foram feitas de uma só peça de vidro com um orifício para passagem da areia.

NA PRÁTICA
Os alunos do 6º ano "A" da Esc. de Ensino Fundamental Santo Izidoro, vivenciaram na prática a construção de uma AMPULHETA. Pois, os mesmos estão estudando sobre diferentes maneiras de medir o tempo ao longo da história. E para que pudessem entender melhor como os povos de antigamente faziam para medir o tempo, eles confeccionaram uma ampulheta, que era um dos instrumentos utilizados na época. A ampulheta foi confeccionada usando garrafinha “pet”, areia e durex.
Os alunos adoraram a criação!

Confira as fotos na galeria.















4 comentários:

  1. mt interessante prof Legal!!!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELO SEU BELO TRABALHO PROFESSORA!
    VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO CERTO APROXIMANDO OS CONTEÚDOS DO COTIDIANO DE SEUS ALUNOS.
    VALEU..ADOREI A AÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito pena q faltei estava doente

    ResponderExcluir