sexta-feira, 16 de março de 2012

OS RELÓGIOS E SUA EVOLUÇÃO

INTRODUÇÃO
Os meios de conservação e disseminação do tempo, sofreram ao longo dos séculos uma grande evolução, marcada pelo aperfeiçoamento constante de vários dispositivos bastante engenhosos e singulares em sua evolução.
Partindo-se do sol como referência natural em função dos dias e das noites, os relógios de sol foram acompanhados por outros que utilizavam o escoar de líquidos, areia ou a queima de fluidos, até se chegar aos dispositivos mecânicos que originaram as pêndulas.
Com a eletrônica e a descoberta do efeito piezoelétrico, os relógios a quartzo passaram a servir como padrões, evoluindo posteriormente até os atuais padrões de Césio e Maser de hidrogênio.
Em paralelo, a referência da rotação do nosso planeta também deixou de ser confiável e embora sua translação ainda seja utilizada como referência para o tempo das Efemérides, é nos "Pulsar", estrelas de neutrons com pulsações bastante regulares, que o homem busca agora, uma referência estável que seja imune as variações de diversas origens observadas no interior do sistema solar.
Em nosso País, desde o início de suas atividades no tempo do Império e a partir de 1913, através de uma lei específica, o serviço da hora do Observatório Nacional, vem gerando, conservando e disseminando a hora legal brasileira, seja por meios próprios ou através de emissoras de rádio, TV e da EMBRATEL, a todo o território nacional com diferentes níveis de exatidão e confiabilidades. O atual sistema, com emissão centralizada no Rio de Janeiro, poderá ser aperfeiçoado e expandido, beneficiando toda a comunidade usuária com as transmissões passando a provir de uma nova estação emissora em Brasília, sem que sejam extintos os trabalhos já existentes nos locais atuais.
Neste trabalho está resumida a evolução do relógio ao longo dos séculos, bem como os principais eventos associados ao campo de tempo e freqüência.
RELÓGIOS: UMA EVOLUÇÃO MARCADA COM O TEMPO
A história dos relógios acompanha, efetivamente, a própria história da civilização. Iniciando-se por volta de 5000 anos passados registra a evolução do homem em seu progresso através dos tempos até os nossos dias.
Iniciada a pouco mais de um século, a industrialização dos relógios é relativamente recente. Na atualidade é uma das indústrias mais evoluídas do nosso planeta, sendo produzidos em todo o mundo cerca de 250 milhões de unidades anualmente. Isto sem dúvida porque a medição do tempo foi, é, e certamente continuará a ser uma preocupação permanente

Nenhum comentário:

Postar um comentário