sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

OS FENÍCIOS

Os fenícios formaram um dos mais importantes povos da Antiguidade. Suas técnicas e muitas de suas descobertas influenciaram muito na construção do mundo que conhecemos hoje. Para saber mais sobre eles, confira o esquema para estudos que nós preparamos:

Geografia
A região da Fenícia (atual Beirute) era cercada por montanhas a norte, a sul e a leste. Cortada por pequenos rios, sua localização possibilitava mais contato com o mundo exterior do que suas próprias cidades. Ficava próxima de grandes centros civilizatórios e era constituida por 25 cidades.

Política

Formada por um conjunto de cidades-estados, a Fenícia não tinha um governo centralizado. Suas cidades eram independentes, unidas apenas pela cultura. Nessas cidades existia um soberano, geralmente pertencente a família mais rica, que era auxiliado por anciães e transmitia o cargo hereditariamente.

Principais cidades
A mais importante cidade Fenícia foi Tiro, devida a localização privilegiada. Em Tiro houve forte expansão comercial. Ugarit também foi muito importante cidade Fenícia, porém fortemente ligada a cultura egípcia. Biblos (Gubla) ficou famosa pela fabricação de livros.

Economia
A base da sobrevivência dos fenícios era a agricultura e a pecuária. Já a sua economia era bastante forte nos setores de comércio e artesanato. Seus principais produtos eram: madeira para a construção de navios, jóias de âmbar, vidro, corantes e marfim.

Por conta das atividades comerciais, eram exímios navegadores e foram os primeiros a contornarem a África segundo Heródoto.


Religião
Os deuses fenícios representavam fenômenos da natureza e tinham nomes diferentes em várias localidades. O povo erguia altares e faziam sacrifícios com animais em oferenda aos deuses.

Cultura
Por estarem sempre em contato com civilizações estrangeiras, os fenícios tiveram sua cultura muito influenciada, especialmente pelos egípcios. Temos como exemplo suas sepulturas, com decoração egípcia e mesopotâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário