quinta-feira, 14 de julho de 2011

LISTA DE DISCUSSÃO - 8º ANO

Alunos do 8º ano "A" da Escola Santo Izidoro realizaram uma atividade com o recurso do PROJETO UCA (Um Computador por Aluno). Recurso esse que trouxe uma nova maneira de ministrar aulas, ou seja, os alunos passaram a demonstrar mais interesse em construir sua aprendizagem, de forma autônoma e crítica. Com o auxílio do recurso citado, a professora de História solicitou que os mesmos participassem de uma Lista de Discussão sobre um artigo que aborda a temática “ILUMINISMO”. Visando uma opinião crítica a respeito do assunto, a professora pediu que os alunos fizessem a leitura de um artigo atual que aborda a Declaração dos Direitos Humanos e enviassem para o e-mail de História historiacre@gmail.com, suas considerações fazendo um paralelo com a temática.

CONFIRA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:

2011/7/5 Manúh Hoffmann


Os Ideais Iluministas dos Dias Atuais


"Tem a coragem de te Servires do teu proprio entendimentoo! Eis a palavra de ordem do iluminismo." Por essa frase, dar de perceber que uma principal caracteristica do Iluminismo era o pensamento livre, ou seja, o esclarecimento. O Iluminismo é um movimento que caracteriza-se no incentivo de liberdade aos pensamentos, e que varias dessas ideias foram responsavel pelo surgimento da nossa sociedade atual. E essas contribuiram para a educação do direito de todos e também os direitos civis: a liberdade, a propriedade, a privacidade e a igualdade que naun deixa que ocorra a descriminação.O Poder é divididoem todo o Estadoo: legislativo, executivo e o judiciario. Os filosófos tinha uma preocupação, que era levar a luz da razão aos individuos. O progresso, a razão e a liberdade se resume nos dias de hoje ao poder econômico do individuo e uma nação. Uma boa parte dos princípios iluministas foram necessarios para o homem dos dias atuais podesse mostrar sua liberdade de pensamentos.


giovanna beiruth giovannabeiruth@gmail.com 4 jul (11 dias atrás)
 
Eu entendi que o iluminismo trouxe muitas coisas boas para as pessoas daquele seculo, e as pessoas de hoje em dia. antigamente as pessoas nao podiam expresar suas ideias mas foi criado o iluminismo e assim as pessoas começara a expresar seus pensamentos, acredita-se que o iluminismo interferio na sociedade em que hoje vivemos sendo que alguns principios do movimento ainda nao foram alcansados e que entre varias contribuiçoes que ajudaram pra a fornaçao da nossa sociedade é descutivel; o direito de educaçao para todos os direitos civis a igualdade e a teoria da separaçao dos tres podere, legislativo, executivo e judiciario. Os pensadores que defendiam os iluministas diziam que o pensamento racional das pessoas deveria substituir as crenças religiosas. Mesmo assim os iluministas defendiam que as pessoas expresar seus pensamentos. A principal ideia dos iluministas nao foi alcançada era a ideia que todos tinham que ter direitos iguais porque enquanto aquelas pessoas ricas enrriquesem cada vez mais a maior parte da populaçao sofre com fome. Os principios iluministas foram fundamentais para que as pessoas da nossa sociedade de hoje enfim pudessem exercer sua liberdade de pensamentos.

Em 30 de junho de 2011 18:34, Vitoria Fernandes escreveu:


O iluminismo fez uma mudança significativa na mente das pessoas
daquele seculo, e no nosso cotidiano.
No seculo XVIII as pessoas não podiam expresar suas ideias, o Iluminismo veio pra mudar isso. Acredita-se que o Ilumismo deu apoio para a sociedade que hoje vivemos, alguns dos principios que os pensadores iluministas defendiam ainda nao foram alcançados. Os pensadores que defendiam esse movimento, diziam que:"O PENSAMENTO RACIONAL DAS PESSOAS DEVERIAM SUBSTITUIR AS CRENÇAS RELIGIOSAS".
Os ideais iluministas eram que as pessoas deveriam expresar seus pensamentos acima de tudo, algumas das propostas desse movimento não foram alcançadas, como o direito a igualdade social entre todos. Mas outros foram alcançados como, o direito a educação de qualidade/ a separação dos três poderes/ direitos civis/ etc. Esse movimento ajudou nossa sociedade a igualar seus direitos e deveres ( apesar de muitosa não praticaram isso), de termos liberdade de expresão e livre arbitrio, para fazermos nossas proprias escolhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário