terça-feira, 28 de junho de 2011

VOCÊ QUE É ALUNO DO 9º ANO "A", LEIA A NOTÍCIA E FAÇA UM PARALELO COM AS PRÁTICAS ELEITOREIRAS DA REPÚBLICA VELHA

Alagoas é campeã de fraude eleitoral no país
20/fevereiro/2011-Cerca de 120 mil eleitores alagoanos terão de retornar às urnas em 15 de março para escolher os novos prefeitos de quatro municípios onde as eleições de outubro passado foram anuladas por fraudes. São crimes que vão de compra de votos a falsificação de título, aluguel de domicílio a cadastro de eleitores fantasmas, incluindo defuntos.

Os prefeitos eleitos de Porto Real do Colégio, Estrela, São José da Laje e Porto de Pedras foram cassados e dois deles chegaram a ser presos por corrupção eleitoral. Em outros 12 municípios, a eleição está sub judice e o destino pode ser o mesmo.

No ranking da Justiça Eleitoral, Alagoas foi, proporcionalmente, o Estado campeão de fraudes nas últimas eleições. As mais de 2 mil denúncias formuladas por Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e juízes eleitorais cobrem 100% dos 105 municípios do Estado.

Só na Procuradoria Regional Eleitoral foram abertos 901 processos de fraudes, de junho a dezembro de 2008. As queixas resultaram em 209 inquéritos criminais na Polícia Federal e dezenas de cassações, algumas já confirmadas e outras na reta final de julgamento.

A situação impressionou a procuradora regional eleitoral Niedja Kaspary, que foi além das tarefas profissionais e moveu uma cruzada contra a corrupção eleitoral no Estado.

“Como procuradora, cumpri o meu dever, mas como cidadã o meu sentimento foi de indignação e vergonha.” Niedja Kaspary



23 comentários:

  1. Como na república velha existia politicos corruptos hoje não é diferente. Então surge um sentimento de indignação, pelo fato de nossas Cidades e Estados serem representados por essas pessoas. "Mais sei que existe mais gente boa do que ruim no Mundo."

    Jakeline Gusmão

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa materia e uma vergonha para o nosso pais por que ate hoje existe compra de votos os chamados votos de cabresto com isso podemos ver que existe muitas pessoas como esses prefeitos, governadores que so querem saber der vitoria e não da dignidade do povo então e isso como nois podemos ver essas pessoas não tem noção do tamanho do problema que eles tão qualsando na sociedade .

    ResponderExcluir
  3. realmente isso e verdade porque os politicos nao conseguem votos entao eles tentao a fralde com ameaças pegando votos de pessoas que ja estao mortas e isso nao e certo isso mostra que a borocracia ainda esta neste estado do alagoas

    jardel

    ResponderExcluir
  4. infelismente professora isto esta correto,como os politicos não conseguem votos de seus eleitores eles partem para ameaças e para compra de votos e se mesmo assim não conseguem eles vão para as fraudes eleitorais como por exemplo colocar o voto de uma pessoas que já esta morta,e esta matéria só comprova que ainda existem estas práticas,oque é uma vergonha porque mostra que o nosso voto,nossa democracia não tem valor nenhum,espero que isso tenha um fim pois se já estão fazendo isso, podem fazer coisa muito pior.

    ResponderExcluir
  5. essa meteria de alagoas fala que quase não mudou nada as criticas,essas compras de votos só acontece porque é só uma pessoa que pode governa um estado ou uma cidade,é uma vergonha o estado ser campeão de fraude,tem que existir mas solieraliedade mas democracia,e tambem hoje en dia não mudou quase nada ainda existe a compra de voto,ou seja essas compras de votos nunca vão acaba,e esse texto de fraude não muda quase nada da replubica velha tem a mesma compra de votos,só muda um unico detalhe que alagoas é campeão de fraude,e isso é uma vergonha e uma falata de dignidade para as pessoas desse estado.

    Carissa Grasiele 9°Ano

    ResponderExcluir
  6. Na materia postada pela professora silvelena Maia, podemos observar que a rebublica velha ainda é praticada pelos varios municipios do país.
    Hoje podemos ver que a criminalidade de antes era mais aberta e hoje mesmo sendo crime é praticada pelas pessoas.
    para mim e para a maioria das pessoas isso não deveria continuar, isso deveria acabar mais para isso todos tem que ter o mesmo pensamento.


    guilherme n°: 09 9°ano A

    ResponderExcluir
  7. Estou indignado porque ainda existe no nosso pais isso e vai ter que mudar essa fraude que esta acontecendo em alagoas ela foi campeã de fraude que e roubo de votos e tem have com a republica velha e tambem o voto do cabrecho.

    ALUNO:Gabriel Maia

    ResponderExcluir
  8. Isso e vergonhoso para o nosso país ,até mesmo para esse estado,ser um campeão de fraudes esleitorais no nosso país.
    Isso também comprova como ainda existe fraudes eleitorais como na república velha.

    JANAINA SANTANA

    ResponderExcluir
  9. e que hoje em dia ta havendo muito muitas fraude eleitorais muita corrupção e seus coroneis queriam que seus candidatos fossem eleitos a qualquer custo e eu acho q isso é uma vergonha por que se as pessoas querem se candidatar elas tem que ir atrás de votos de outra maneira,não comprando votos e nem fazendo fraudes,e tambem eles queriam que o povo fossem submissos aos governantes,e os coroneis eram ricos e praticavam a compra de vostos em troca de trabalho,objetos e alimentos e os coroneis eram muitos poderosos e eles se uniam com outras pessoas para eleger a presidÊncia

    Karina

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que as pessoas estar igual as tempos passados por que na quela epoca os prefeitos e presidente compravam votam em trocas de favores, e hoje em dia e igual os prefeitos compra muitos votos das pessoas pobres eu acho que isso e um derespeitos pra-comunidade se deputados querem ganhar que não acontessa fraudis.

    ResponderExcluir
  11. essas fraudes são uma vergonha para o povo de alagoas que são campeão de roubos de urnas e que pegan votos de pessoas mortas.mas isso não pode fica assim temos que pegar esses ladroes de urnas por que se essas coisas continuarem assim podem ate fazer coisas piores como matar pessoas para conseguir seus votos.

    NATANAEL 9 ANO

    ResponderExcluir
  12. realmente isso é uma vergonha pro nosso pais cantidatos ficam conprando fotos e ganhan ilegalmente não tem um pouco de dignidade de ganhar com honestidade,antigamente acontecia isso, so que infeslimente aconteçe hoje dia tanbem muitas coisas não mudaran antes eles usavan nomes de difunto e hoje em dia é bem comumeles usarem tanbe m ,com isso podemos ver que esses prefeitos governadores não tão vendo o tamanho dos poblemas que eles estão causando na sociedade.


    Thayna silva de albuquerque

    ResponderExcluir
  13. É uma vergonha para este estado, ser o campeã em fraudes eleitorais.Isto lembra a velha República onde os coronéis obrigavam os eleitores a votar nos candidatos que o coronel queriam ou se não eles seriam espancados ou até mesmo mortos pelos capangas dos coronéis ou as vezes perdiam seu empregos.E existiam também a troca de favores, onde os coronéis dava, por exemplo, um favorecimento em vagas nos hospitais, um sacolão de alimento e etc. a chamada República do cabresto onde os coronéis "guiava" os eleitores.

    Robério Costa de Araujo N°29 9°ano "A"

    ResponderExcluir
  14. É uma coisa que as pessoas tem que evitar,principalmente os politicos,por que sempre vai causar uma coissa ruim como ai em cima diz,mas na verdade as pessoas tem que que eleger uma boa pessoa,e não um politico desses,que por fazerem isso, sai com o nome sujo, e isto é um fato que também ocorreu durante a República Velha.

    Adek Santos

    ResponderExcluir
  15. Bem o que esses dois textos tem muitos em comum e que os dois aparecem fraudes de eleitores e mostran que ainda alaexistem corrupção em nosso país nao devemos aceitar esse tipo de fraude porque ha muitos como no texto replublica velha comprando votos em troca de favores, alimentos,saude, trabalho e etc.Assim tambem aqui nesse texto mostra que o estado do alagoas tem corronpido o povo de la daquela regiao nao devemos combater esse tipo de corrupção
    E e esse tipo de pensamento que eu tenho
    aluno:jhenkis lima costa
    n:14
    serie:9 ano A

    ResponderExcluir
  16. Os coronéis queriam que seus candidatos fossem eleitos a qualquer custo;por isso;fraudes as eleições;alterando os votos roubaram as urnas;votos de defuntos entre outros. kamila coimbra 9° ano "A"

    ResponderExcluir
  17. acontecer mais não com muita frequencia e a sim pessoas que são capazes de tudo para ficarem no poder mais hoje em dia os eleitores tei mais opotunidade de dessidirem em quem querem vota mais ainda acontecem roubo de urnas caso o sujeito quera ganha de qualquer jeito eles são capazes de roubarem até as urnas falcisificarem os resultados e outros.

    raiane

    ResponderExcluir
  18. Na materia postada pela professora sobre corrupçao dos deputados acontece pelo o Brasil todo como antigamente na republica velha acontecia isso muito, mais piores como como votos de defuntos ou mortes se nao votasem nos deputados perdiam empregos e etc.Hoje no Brasil acontece isso mas sao em poucos lugares mas em segredos,na republica velha acontecia isso na frente de todo mundo. Iasmini Souza da Silva

    ResponderExcluir
  19. Para min e uma vergonha ver esses politicos comprando votos pegando votos de quem ja morreu e de jente que nao esiste para min o estado de alagos e uma vergonha para nosso pais

    nome:carlos eduardo
    numero:5

    ResponderExcluir
  20. A corrupção em nosso cotidiano é bem conhecido pois os eleitores fazem compra de votos para obter garantia em sua carreira.Na republica velha eles faziam as coisas na frente de todo mundo e nem ligavam,mas hoje é tudo escondido mas ainda existe muito pelo o Brasil todo.

    Samara Queulin Reis de Lima

    ResponderExcluir
  21. Realmente é muito vergonhoso para nos o que aconteceu em Alagoas e que acontece em outros estados e cidades. Infelizmente em pleno século XXI ainda vivemos a Republica Velha, os políticos estão cada vez mais gananciosos por “dinheiro” eles fazem promessas que não podem cumprir, enganam a população, roubam o dinheiro e ainda querem si sair di vitimas rsrs.Mas as únicas vitimas disso tudo somos nos que somos iludidos e colocamos os políticos corruptos no poder.Umas pessoas vota por acha que ele merece ganhar, outros por que e da família, e o pior de todos e que tem pessoas que tem o voto comprado pra votar na quele cidadão, desse jeito nos nunca deixaremos di viver a republica velha.

    ALUNA:ANA LAURA
    PROF:SILVELENA

    ResponderExcluir
  22. quase todos o paises tem fraude eleitoral.aqui em
    Forlaleza tem

    ResponderExcluir