sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Movimento Cartista

O "cartismo" nasceu em 1837, quando foi redigida a "Carta ao Povo", documento que continha seis pontos de reivindicação: sufrágio universal, igualdade dos distritos eleitorais, supressão do censo, eleições anuais, voto secreto, pagamento aos deputados do Parlamento. Desde a década de 30 os cartistas fizeram conquistas consideráveis para a classe operária como: 1º lei de proteção ao trabalho infantil (1833), lei de imprensa (1836), reforma do Código Penal (1837), regulamentação do trabalho feminino e infantil (1842), lei de supressão dos direitos sobre os cereais e lei permitindo as associações políticas (1846), lei da jornada de trabalho de 10 horas (1847).No auge do movimento, foi feita uma petição que exigia o sufrágio universal e a resolução de problemas econômicos. Apesar dos 3 milhões de assinaturas que a acompanhavam, a petição foi recusada pelo Parlamento.

Em 1942, nova carta ou petição seria enviada ao parlamento.Paralelamente, uma greve geral de trabalhadores agitava a Inglaterra. A má vontade edemora dos parlamentares em dar um retorno a essas exigências gerou uma série deagitações e uma onda de greves que duraria por cerca de 10 anos.
Mas o cartismo, além de algumas conquistas sociais, teve outra importância. No decorrer do movimento, o proletariado foi assimilando, se identificando e propagandeando um conjuntode idéias políticas conhecidas como socialismo.

 
O LUDISMO


O Luddismo é o nome do movimento contrário à mecanização do trabalho trazida pela Revolução Industrial. Adaptado aos dias de hoje, o termo ludita (do inglês luddite) identifica toda pessoa que se opõe à industrialização intensa ou a novas tecnologias, geralmente vinculadas ao movimento anarcoprimitivista.


As reclamações contra as máquinas e a sua substituição em relação à mão-de-obra humana, já eram normais. Mas foi em 1811, na Inglaterra, que o movimento estourou, ganhando uma dimensão significativa.

O nome deriva de Ned Ludd, personagem criada a fim de disseminar o ideal do movimento operário entre os trabalhadores. Os luditas chamaram muita atenção pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo os luditas, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos, requerendo, contudo, duras horas de jornada de trabalho. Os luditas ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas".

Para além de histórico, este termo representa também um conceito político, usado para designar todos aqueles que se opôem ao desenvolvimento tecnológico ou industrial. Estas pessoas são também chamadas de "luddites" ou "ludditas" e o movimento social é hoje conhecido como o neo-ludismo. Um exemplo de um autor que se identifica com esta designação é o Kirkpatrick Sale, que escreveu o livro "Rebels Against the Future".

Para o historiador Eric J. Hobsbawn. o ludismo "era uma mera técnica de sindicalismo no período que precedeu a revolução industrial e as suas primeiras fases".


Como aconteceu




Desenho publicado em 1812 mostrando trabalhadores comandados pelo lendário general Ned Ludd destruindo uma tecelagem
O Movimento Ludista teve o seu momento culminante no assalto noturno à manufatura de William Cartwright, no condado de York, em Abril de 1812. No ano seguinte, na mesma cidade, teve lugar o maior processo contra os ludistas: dos 64 acusados de terem atentado contra a manufatura de Cartwright, 13 foram condenados à morte e 2 a deportação para as colônias. Apesar da dureza das penas, o certo é que o movimento ludista não amainou, dado que os operários viviam em péssimas condições.

 Repressão e declínio

O Ludismo enquanto prática de destruição de máquinas passou a ser cada vez mais hostilizado pelo patronato que recorreram aos parlamentos, visando a criação de leis mais severas para punir os envolvidos em revoltas. O Reino Unido que já possuía em sua legislação uma lei datada de 1721 que definia o exílio como pena máxima para a destruição de máquinas, em 1912 como resultado da oposição contínua a mecanização adotou o Frame-Breaking Act definindo a pena de morte para casos de destruição de máquinas.

A perseguição aos luddistas tornou-se implacável, com centenas de pessoas sendo presas e torturadas, dezenas de executados, conseguiu reduzir o movimento através do medo entre as camadas populares. Ao mesmo tempo a generalização do modo de produção industrial e a criação das primeiras trade unions (sindicatos) tornaram-se outros limitantes para o alcance e as possibilidades das revoltas luddistas, fazendo com que o ludismo entrasse em declínio em meados do século XIX.

 Repercussão no Mundo

O ludismo não foi um fenômeno exclusivamente inglês, tendo-se registrado movimentos semelhantes na Bélgica, na Renânia, na Suíça e na Silésia.

Canção Ludista

 "E noite trás noite, quando tudo está tranquilo

e a lua se esconde por detrás da colina

Nós marchamos para executar a nossa vontade

Com acha, lança ou fuzil

Oh meus valentes cortadores

Os que com um só forte golpe

rompem com as máquinas cortadeiras

O grande Enoch dirigirá a nossa vanguarda

Quem se atreverá a detê-lo?

Adiante sempre todos homens valentes

Com acha, lança e fuzil

Oh meus valentes cortadores..."

 Outra Canção Ludista


"Bravos ludistas somos, para a quebra nós vamos!"

"Deus salve o Ned Lud!"

"Máquinas para o inferno, queremos a nossa dignidade!"

"Quebrar é bom, juntar-nos e salvar a Europa!"

"Quebre! Quebre ou morra os trabalhadores!"

"Monstros do industrialismo, queremos que quebrado!"

"Máquinas para o chão!"

"Bater! Bater! Bang Bang! O som da liberdade esses são!"

"Ruptura de um, dois quebram, três quebram quebra tudo e Todos!"



33 comentários:

  1. Olá Amigo Tudo Bem Segui Lá O Meu Blog www.noticiasdesena.blogspot.com Vou Aguarda Vou Seguir o Seu Tambem bLZ.

    ResponderExcluir
  2. tou guardando tou seguindo e tou fasendo blz velena

    ResponderExcluir
  3. O movimento cartista fala muito sobre oos eleitores e a Leis Como o Trabalho Infantil que as crianças sofriam muito mais,com essas leis as pessoas,crianças podem ficar MAIS SEGURO.
    De : Caique !

    ResponderExcluir
  4. eu gostei de ler sobre o cartismo aprendi coisas que não sabia.


    lucas alves N:25

    ResponderExcluir
  5. Achei legal esse texto sobre o movimento CARTISTA, foi o movimento em que os operários mandaram uma carta para reivindicar direitos politicos e adquirir um carater nacional.
    Harllyane Vitória, N:13

    ResponderExcluir
  6. talisson 7a
    gostei achei muito interesante
    aprendisagem legal

    ResponderExcluir
  7. POR : Gustavo Cordeiro N°12

    Eu achei uma materia boa para agente aprender um pouco mais sobre isso e então eu achei uma materia legal e importante e eu achei que o ludismo eles acharam que com isso acabaria a miseria e outros
    ja o cartismo recebeu varias melhorias as suas fabricas e então foi que eu entendi !

    ResponderExcluir
  8. eu entndi que esse movimento foi o movimento em que eles mandaram a carta para refindicar seus direitos,eu acho que eles viseram certos.foi um movimento mais organisados.


    Laura maia ,n:19

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que esse movimento foi bom para a população



    Lucas Alves N 25

    ResponderExcluir
  10. [i]Sobre o Cartismo , eu vi que tem muitas leis , por que si nao houvese LEIS o Mundo nao seria igual Hoje em Dia , pois as Pessoas estao com seus trabalhos , as Mulheres votam.

    [ FOI ISSO OQUE EU ENTENDI SOBRE O CARTISMO ]

    ASSINADO: Saymon N° 36

    ResponderExcluir
  11. Dee : Jeean Viinicius
    O movimento cartista ele serve para reivindicar varios direitos dos trabalhadores : sufrágio universal, igualdade dos distritos eleitorais, supressão do censo, eleições anuais, voto secreto, pagamento aos deputados do Parlamento.

    Poois isso e as reivindicações deles para melhorar a sociedade ..

    e desses assuntos eu goostei muito .. vamos ter uma grande aula com esse assunto postado pela professora silvelana maia .. :)

    ResponderExcluir
  12. eu endendi que o cartismo foi a luta pelos seus direitos eles lutavam por moradia,emprego assalariado,eles reagiram muito bem no meu ponto de vista eu gostei da greves que eles faziam para ter seus direitos como cidadões so não gostei das maquinas que eles quebrarão por que os responsaveis eram os chefes que faziam foi issob que eu entendi cleisse

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi que o Catismo tinha uma carta ao povo um documento que contia seis pontos de reindificaçao que eram sufragio universal,igualdade dos distritos eleitorais,supresao do censos,eleisos anuais e etc...
    Tinha tambem a lei da jornada que eles trabalhavam 10 horas poor dia no ano de 1847.
    Entao fooi isso que eu entendi
    Leticia Nunes N°21

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei que o cartismo nasceu em 1837 .

    e que naquele tenpo as pessoas naw tinham o que se alimentar
    era pela pobresan que els se sustentavam .
    e os chefes do trabalho eles so querian o lucro.
    e tanbem que eles naw tinham trabalho asalariado e 13
    ana clara N : 4

    ResponderExcluir
  15. Os dos movimentos:ludista e cartista
    A materia é muito educativa pois da as informações certas.As canções ludistas todas falam de um lider que comanda o movimento.Eles acham que sem as maquinas contrataram eles de volta mas perderiam com isso pois foram criadas penas de morte para quem seguisse e fizesse esse tipo de movimento.Foi isso em que eu entendi!

    ResponderExcluir
  16. eu entendi que o cartismo caracteriza-se como um movimento social inglês que se iniciou na década de 30 do século XIX

    ResponderExcluir
  17. oi professora sou demolidor e gostei porque fala sobre o cartismo que e chamado carta ao povo e o ludismo mais conhecido como quebra maquinas e e otrabanho trazido pela revoluçao industial e eles mandaram a carta pra revendicar seus direitos

    ResponderExcluir
  18. professora esse texto ta muito bom por que fala sobre O "cartismo"O LUDISMO,e por que e muito interesante...

    ResponderExcluir
  19. de : Andeerson dankar

    Eu Achei muuito interessante esse assunto e gostei e aprendei ..
    tomare que a gente estude muito sobre esse assunto .. fazer varias atividades e tomare que eu cosiga passar de nao em sua materia , o cartismo e uma forma de reivindicar seus direitos .. Pois amo muito História , porque a gente aprende coisas que a gente nãão sabia

    Obrigado ..

    tomare que goste do meu comentario !

    ResponderExcluir
  20. eu acho que que tudo sodre o cartismo foi redigida a carta ao povo documento que continha seis pontos eo ludismo eo nome do movimento contario a mecanizaçao do trabbalho trazido pelo revoluçao endustrial entao e sobre isso que eu achei mais interessante

    by;beatriz oliveira

    ResponderExcluir
  21. silvelena eu gostei da uma lida sobre cartismo uma materia muito legal

    ResponderExcluir
  22. O CARTISMO

    eu aprendi que o cartismo quer dizer CARTA AO POVO muitas coisas foi posivel ser feita atraves desse movimento tipo o voto secreto eleiçoes anuais e etc

    O LUDISMO


    o ludismofoi o movimento QUEBRA MAQUINA assin os trabalhadores penssava que com isso ia acabar com a pobresa fome e falta de trabalho

    ingrid 14

    ResponderExcluir
  23. Professora eu agei muinto interesante por que ta falando tanbem que as pessoas so vivia preça e tanbem mas nao e muinto bom nao ne as pessoas nessa epoca augumas vivia preça nas o outras nao ajo muinto interesante que fala sobre o trabalho capitalismo

    ResponderExcluir
  24. eu entendi que o castismo ele naceu em 1837 , e eles tinha uma lei a premeira lei ,eles proibia o trabalho infantiu essa lei voi criada em 1833 . e so

    bruna santos dos reýs

    ResponderExcluir
  25. o cartismo

    eu gostei do texto. eu agredito que cartismo e carta ao povo e voto secreto ededate legal.

    ResponderExcluir
  26. gostei por que aprendir coisas novas como as cançoes
    de RONNEY

    ResponderExcluir
  27. eu achei legal o cartismo sobre o voto secreto e opagamento dos parlamentos .desda decada de 30.os cartistas fizeran conquistas consideraveis para a classe operaria entao e sobre isso que eu achei interessante

    by;nagila thayna

    ResponderExcluir
  28. Eu entemdie muita coisa eu aprendie que o cartismo foi em ventado no ano de 1837 com um tempo passou a existir o voto secreto e o codigo penal epoca que não existia o codigo penal as crianças sofria muito na quela epoca mais hoje em dia as crianças estudão e antigamente elas trabalhavam. Mirla

    ResponderExcluir
  29. gostei muito por que aprendie coisas novas como esas musicas

    ResponderExcluir
  30. Muito bom o seu Blog. A explicação então, nem se fala. Ta de parabéns (:

    ResponderExcluir
  31. valeu era o que eu precisava mto bom o seu blog tah de parabens!

    ResponderExcluir