quinta-feira, 15 de julho de 2010

Seminário aborda relações raciais e cultura Afro-brasileira


O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL DO ACRE, realizou na tarde desta quinta-feira (15/07) o Primeiro Seminário sobre Educação das Relações Etnicorraciais e ensino de história e cultura afro- brasileira e africana. O evento teve início às 13h e 30 min., no Centro Cultural Bel. Manoel Gomes e teve como clientela, trabalhadores (as) em educação e SEE, SEMED, SINTEAC, CME e convidados a possíveis parceiros na constituição do Fórum Municipal.

O objetivo principal do seminário é propiciar a implementação da Lei 10.639/03 e promover a reflexão e o debate em torno da questão do ensino das culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas na Educação Básica, como elemento de valorização da identidade nacional. Durante o evento foram debatidas, dentre outras questões, as metodologias de monitoramento da implementação da Lei 10.639/03 no Estado. Ela estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares.

O seminário contou com as palestrantes: Almerinda Cunha (Coordenadora Executiva do Fórum), Izes Melo (SEE), Suely Amélia (Conselho Estadual de Educação) e Elizânia Rawter (Conselho Municipal de Educação)

A professora Almerinda abordou sobre a importância da criação do FÓRUM no município, sua finalidade e encaminhamentos na institucionalização da Lei 10.639/03, a professora contribuiu também destacando que os professores precisam dar atenção a Educação para as relações etnicorraciais, pois os conflitos na escola podem expressar racismo e preconceito desde as agressões psicológicas até mesmo em alguns casos físicas. Destacou a preocupação com a informação aos professores sobre a importância da efetivação de metodologia que valorize as relações étnicorraciais e possam contribuir no combate ao preconceito e racismo. A construção de uma sociedade mais justa passa pelo entendimento de que a Diversidade é a grande realidade desse país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário