O "cartismo" nasceu em 1837, quando foi redigida a "Carta ao Povo", documento que continha seis pontos de reivindicação: sufrágio universal, igualdade dos distritos eleitorais, supressão do censo, eleições anuais, voto secreto, pagamento aos deputados do Parlamento. Desde a década de 30 os cartistas fizeram conquistas consideráveis para a classe operária como: 1º lei de proteção ao trabalho infantil (1833), lei de imprensa (1836), reforma do Código Penal (1837), regulamentação do trabalho feminino e infantil (1842), lei de supressão dos direitos sobre os cereais e lei permitindo as associações políticas (1846), lei da jornada de trabalho de 10 horas (1847).No auge do movimento, foi feita uma petição que exigia o sufrágio universal e a resolução de problemas econômicos. Apesar dos 3 milhões de assinaturas que a acompanhavam, a petição foi recusada pelo Parlamento.
Em 1942, nova carta ou petição seria enviada ao parlamento.Paralelamente, uma greve geral de trabalhadores agitava a Inglaterra. A má vontade edemora dos parlamentares em dar um retorno a essas exigências gerou uma série deagitações e uma onda de greves que duraria por cerca de 10 anos.
Mas o cartismo, além de algumas conquistas sociais, teve outra importância. No decorrer do movimento, o proletariado foi assimilando, se identificando e propagandeando um conjuntode idéias políticas conhecidas como socialismo.
O LUDISMO
As reclamações contra as máquinas e a sua substituição em relação à mão-de-obra humana, já eram normais. Mas foi em 1811, na Inglaterra, que o movimento estourou, ganhando uma dimensão significativa.
O nome deriva de Ned Ludd, personagem criada a fim de disseminar o ideal do movimento operário entre os trabalhadores. Os luditas chamaram muita atenção pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo os luditas, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos, requerendo, contudo, duras horas de jornada de trabalho. Os luditas ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas".
Para além de histórico, este termo representa também um conceito político, usado para designar todos aqueles que se opôem ao desenvolvimento tecnológico ou industrial. Estas pessoas são também chamadas de "luddites" ou "ludditas" e o movimento social é hoje conhecido como o neo-ludismo. Um exemplo de um autor que se identifica com esta designação é o Kirkpatrick Sale, que escreveu o livro "Rebels Against the Future".
Para o historiador Eric J. Hobsbawn. o ludismo "era uma mera técnica de sindicalismo no período que precedeu a revolução industrial e as suas primeiras fases".
Como aconteceu
Desenho publicado em 1812 mostrando trabalhadores comandados pelo lendário general Ned Ludd destruindo uma tecelagem
O Movimento Ludista teve o seu momento culminante no assalto noturno à manufatura de William Cartwright, no condado de York, em Abril de 1812. No ano seguinte, na mesma cidade, teve lugar o maior processo contra os ludistas: dos 64 acusados de terem atentado contra a manufatura de Cartwright, 13 foram condenados à morte e 2 a deportação para as colônias. Apesar da dureza das penas, o certo é que o movimento ludista não amainou, dado que os operários viviam em péssimas condições.
Repressão e declínio
O Ludismo enquanto prática de destruição de máquinas passou a ser cada vez mais hostilizado pelo patronato que recorreram aos parlamentos, visando a criação de leis mais severas para punir os envolvidos em revoltas. O Reino Unido que já possuía em sua legislação uma lei datada de 1721 que definia o exílio como pena máxima para a destruição de máquinas, em 1912 como resultado da oposição contínua a mecanização adotou o Frame-Breaking Act definindo a pena de morte para casos de destruição de máquinas.
A perseguição aos luddistas tornou-se implacável, com centenas de pessoas sendo presas e torturadas, dezenas de executados, conseguiu reduzir o movimento através do medo entre as camadas populares. Ao mesmo tempo a generalização do modo de produção industrial e a criação das primeiras trade unions (sindicatos) tornaram-se outros limitantes para o alcance e as possibilidades das revoltas luddistas, fazendo com que o ludismo entrasse em declínio em meados do século XIX.
Repercussão no Mundo
O ludismo não foi um fenômeno exclusivamente inglês, tendo-se registrado movimentos semelhantes na Bélgica, na Renânia, na Suíça e na Silésia.
Canção Ludista
"E noite trás noite, quando tudo está tranquilo
e a lua se esconde por detrás da colina
Nós marchamos para executar a nossa vontade
Com acha, lança ou fuzil
Oh meus valentes cortadores
Os que com um só forte golpe
rompem com as máquinas cortadeiras
O grande Enoch dirigirá a nossa vanguarda
Quem se atreverá a detê-lo?
Adiante sempre todos homens valentes
Com acha, lança e fuzil
Oh meus valentes cortadores..."
Outra Canção Ludista
"Bravos ludistas somos, para a quebra nós vamos!"
"Deus salve o Ned Lud!"
"Máquinas para o inferno, queremos a nossa dignidade!"
"Quebrar é bom, juntar-nos e salvar a Europa!"
"Quebre! Quebre ou morra os trabalhadores!"
"Monstros do industrialismo, queremos que quebrado!"
"Máquinas para o chão!"
"Bater! Bater! Bang Bang! O som da liberdade esses são!"
"Ruptura de um, dois quebram, três quebram quebra tudo e Todos!"
Olá Amigo Tudo Bem Segui Lá O Meu Blog www.noticiasdesena.blogspot.com Vou Aguarda Vou Seguir o Seu Tambem bLZ.
ResponderExcluirtou guardando tou seguindo e tou fasendo blz velena
ResponderExcluirO movimento cartista fala muito sobre oos eleitores e a Leis Como o Trabalho Infantil que as crianças sofriam muito mais,com essas leis as pessoas,crianças podem ficar MAIS SEGURO.
ResponderExcluirDe : Caique !
eu gostei de ler sobre o cartismo aprendi coisas que não sabia.
ResponderExcluirlucas alves N:25
Achei legal esse texto sobre o movimento CARTISTA, foi o movimento em que os operários mandaram uma carta para reivindicar direitos politicos e adquirir um carater nacional.
ResponderExcluirHarllyane Vitória, N:13
talisson 7a
ResponderExcluirgostei achei muito interesante
aprendisagem legal
POR : Gustavo Cordeiro N°12
ResponderExcluirEu achei uma materia boa para agente aprender um pouco mais sobre isso e então eu achei uma materia legal e importante e eu achei que o ludismo eles acharam que com isso acabaria a miseria e outros
ja o cartismo recebeu varias melhorias as suas fabricas e então foi que eu entendi !
eu entndi que esse movimento foi o movimento em que eles mandaram a carta para refindicar seus direitos,eu acho que eles viseram certos.foi um movimento mais organisados.
ResponderExcluirLaura maia ,n:19
Eu entendi que esse movimento foi bom para a população
ResponderExcluirLucas Alves N 25
[i]Sobre o Cartismo , eu vi que tem muitas leis , por que si nao houvese LEIS o Mundo nao seria igual Hoje em Dia , pois as Pessoas estao com seus trabalhos , as Mulheres votam.
ResponderExcluir[ FOI ISSO OQUE EU ENTENDI SOBRE O CARTISMO ]
ASSINADO: Saymon N° 36
Dee : Jeean Viinicius
ResponderExcluirO movimento cartista ele serve para reivindicar varios direitos dos trabalhadores : sufrágio universal, igualdade dos distritos eleitorais, supressão do censo, eleições anuais, voto secreto, pagamento aos deputados do Parlamento.
Poois isso e as reivindicações deles para melhorar a sociedade ..
e desses assuntos eu goostei muito .. vamos ter uma grande aula com esse assunto postado pela professora silvelana maia .. :)
eu endendi que o cartismo foi a luta pelos seus direitos eles lutavam por moradia,emprego assalariado,eles reagiram muito bem no meu ponto de vista eu gostei da greves que eles faziam para ter seus direitos como cidadões so não gostei das maquinas que eles quebrarão por que os responsaveis eram os chefes que faziam foi issob que eu entendi cleisse
ResponderExcluirEu entendi que o Catismo tinha uma carta ao povo um documento que contia seis pontos de reindificaçao que eram sufragio universal,igualdade dos distritos eleitorais,supresao do censos,eleisos anuais e etc...
ResponderExcluirTinha tambem a lei da jornada que eles trabalhavam 10 horas poor dia no ano de 1847.
Entao fooi isso que eu entendi
Leticia Nunes N°21
Eu gostei que o cartismo nasceu em 1837 .
ResponderExcluire que naquele tenpo as pessoas naw tinham o que se alimentar
era pela pobresan que els se sustentavam .
e os chefes do trabalho eles so querian o lucro.
e tanbem que eles naw tinham trabalho asalariado e 13
ana clara N : 4
Os dos movimentos:ludista e cartista
ResponderExcluirA materia é muito educativa pois da as informações certas.As canções ludistas todas falam de um lider que comanda o movimento.Eles acham que sem as maquinas contrataram eles de volta mas perderiam com isso pois foram criadas penas de morte para quem seguisse e fizesse esse tipo de movimento.Foi isso em que eu entendi!
eu entendi que o cartismo caracteriza-se como um movimento social inglês que se iniciou na década de 30 do século XIX
ResponderExcluiroi professora sou demolidor e gostei porque fala sobre o cartismo que e chamado carta ao povo e o ludismo mais conhecido como quebra maquinas e e otrabanho trazido pela revoluçao industial e eles mandaram a carta pra revendicar seus direitos
ResponderExcluirprofessora esse texto ta muito bom por que fala sobre O "cartismo"O LUDISMO,e por que e muito interesante...
ResponderExcluirde : Andeerson dankar
ResponderExcluirEu Achei muuito interessante esse assunto e gostei e aprendei ..
tomare que a gente estude muito sobre esse assunto .. fazer varias atividades e tomare que eu cosiga passar de nao em sua materia , o cartismo e uma forma de reivindicar seus direitos .. Pois amo muito História , porque a gente aprende coisas que a gente nãão sabia
Obrigado ..
tomare que goste do meu comentario !
eu acho que que tudo sodre o cartismo foi redigida a carta ao povo documento que continha seis pontos eo ludismo eo nome do movimento contario a mecanizaçao do trabbalho trazido pelo revoluçao endustrial entao e sobre isso que eu achei mais interessante
ResponderExcluirby;beatriz oliveira
silvelena eu gostei da uma lida sobre cartismo uma materia muito legal
ResponderExcluirO CARTISMO
ResponderExcluireu aprendi que o cartismo quer dizer CARTA AO POVO muitas coisas foi posivel ser feita atraves desse movimento tipo o voto secreto eleiçoes anuais e etc
O LUDISMO
o ludismofoi o movimento QUEBRA MAQUINA assin os trabalhadores penssava que com isso ia acabar com a pobresa fome e falta de trabalho
ingrid 14
Professora eu agei muinto interesante por que ta falando tanbem que as pessoas so vivia preça e tanbem mas nao e muinto bom nao ne as pessoas nessa epoca augumas vivia preça nas o outras nao ajo muinto interesante que fala sobre o trabalho capitalismo
ResponderExcluireu entendi que o castismo ele naceu em 1837 , e eles tinha uma lei a premeira lei ,eles proibia o trabalho infantiu essa lei voi criada em 1833 . e so
ResponderExcluirbruna santos dos reýs
o cartismo
ResponderExcluireu gostei do texto. eu agredito que cartismo e carta ao povo e voto secreto ededate legal.
gostei por que aprendir coisas novas como as cançoes
ResponderExcluirde RONNEY
eu achei legal o cartismo sobre o voto secreto e opagamento dos parlamentos .desda decada de 30.os cartistas fizeran conquistas consideraveis para a classe operaria entao e sobre isso que eu achei interessante
ResponderExcluirby;nagila thayna
Eu entemdie muita coisa eu aprendie que o cartismo foi em ventado no ano de 1837 com um tempo passou a existir o voto secreto e o codigo penal epoca que não existia o codigo penal as crianças sofria muito na quela epoca mais hoje em dia as crianças estudão e antigamente elas trabalhavam. Mirla
ResponderExcluirgostei muito por que aprendie coisas novas como esas musicas
ResponderExcluirMuito bom o seu Blog. A explicação então, nem se fala. Ta de parabéns (:
ResponderExcluirMuito bom o seu blog. De parabéns (:
ResponderExcluirvaleu era o que eu precisava
ResponderExcluirvaleu era o que eu precisava mto bom o seu blog tah de parabens!
ResponderExcluir