domingo, 25 de julho de 2010

UMA HOMENAGEM ESPECIAL...

Nossos filhos, nossos amores

Sabe aquelas caras de bobos que eu e papai fazemos quando estamos olhando para vocês? Aquilo se chama felicidade. E aqueles amassos, beijos, abraços e fungadas no cangote de vocês... Nós chamamos de carinho. Você filhota, já passou pelas fases das peraltices, traquinagens e por quês (?) e hoje dividi conosco a mesma imensidão azul do céu de estrelas em que vivemos ao lado do filhote (seu irmão) e a caçulinha (Laura). Filhos... o mundo que estamos lhes oferecendo não anda nem um pouco favorável... O mundo está assustador... O medo mora em todas as pessoas, mas, não se preocupem porque se de um lado existem coisas que nos deixam tristes outras tantas coisas surgem para compensar. Queremos que saibam que toda a felicidade e carinho que estamos lhes dando são reflexos e demonstrações de uma coisa chamada AMOR. O amor, por si só, por ser AMOR já vale a viagem até este planeta e, tenham certeza filhos amados que, desde que vocês chegaram, nosso planeta, nosso mundo e nossa vida ficaram muito melhores. Se vocês desejarem, filhos amados, vamos orar para que Deus vos abençoe para que possam dar vossas vidas a alguém tão maravilhoso quanto vocês os são para nós. Só assim vocês irão entender que o que estamos sentindo é a imensa alegria em termos sido escolhidos para abrigá-los como nossos filhos, amados e queridos filhos, milagres de nossas vidas. Te amamos. Com todo nosso amor...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

II MICRO-CENTRO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (PÓLO I e II)

 


A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou nesta quarta-feira (21), na Escola Municipal Manoel da Costa Sobrinho, localizada na BR 364, Ramal Santa Maria Km 18 e na quinta-feira (22), na Escola Municipal Ronney de Oliveira, localizada no km 75 da estrada de Boca do Acre, o II Micro-centro para formação dos professores que atuam nas turmas multisseriadas da rede municipal de ensino da zona rural. O Micro-centro está dividido em 02 Pólos e conta com a participação de 23 professores e 02 coordenadores, onde está sendo compartilhada a experiência e a estratégia Metodológica da Escola Ativa.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do Programa no município, Profª Silvelena Maia, o micro-centro é uma estratégia do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências dando oportunidade a construírem novos conhecimentos entre os professores que atuam nas escolas da zona rural. “O encontro é importante para que os docentes possam enriquecer seus conhecimentos, através da troca de informações”, afirmou a Coordenadora.





   "Um dia muito especial, pois também é um momento para interação entre os participantes onde nos apresentam sugestões, realizamos oficinas pedagógicas e estudo para intercambiar, avaliar e promover atividades em prol da aprendizagem de nossos alunos" ressaltou o Profº João Rodrigues, um dos participantes.

 O Programa Escola Ativa do Ministério da Educação busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.
    
     No que toca a questão de capacitação para professores, são realizados periodicamente Micro-centros, encontros esses que além de servir para formação continuada e planejamento, é uma estratégia do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências, oportunidade para educadores se organizarem e construírem novos conhecimentos, bem como, discutirem dificuldades.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Seminário aborda relações raciais e cultura Afro-brasileira


O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL DO ACRE, realizou na tarde desta quinta-feira (15/07) o Primeiro Seminário sobre Educação das Relações Etnicorraciais e ensino de história e cultura afro- brasileira e africana. O evento teve início às 13h e 30 min., no Centro Cultural Bel. Manoel Gomes e teve como clientela, trabalhadores (as) em educação e SEE, SEMED, SINTEAC, CME e convidados a possíveis parceiros na constituição do Fórum Municipal.

O objetivo principal do seminário é propiciar a implementação da Lei 10.639/03 e promover a reflexão e o debate em torno da questão do ensino das culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas na Educação Básica, como elemento de valorização da identidade nacional. Durante o evento foram debatidas, dentre outras questões, as metodologias de monitoramento da implementação da Lei 10.639/03 no Estado. Ela estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares.

O seminário contou com as palestrantes: Almerinda Cunha (Coordenadora Executiva do Fórum), Izes Melo (SEE), Suely Amélia (Conselho Estadual de Educação) e Elizânia Rawter (Conselho Municipal de Educação)

A professora Almerinda abordou sobre a importância da criação do FÓRUM no município, sua finalidade e encaminhamentos na institucionalização da Lei 10.639/03, a professora contribuiu também destacando que os professores precisam dar atenção a Educação para as relações etnicorraciais, pois os conflitos na escola podem expressar racismo e preconceito desde as agressões psicológicas até mesmo em alguns casos físicas. Destacou a preocupação com a informação aos professores sobre a importância da efetivação de metodologia que valorize as relações étnicorraciais e possam contribuir no combate ao preconceito e racismo. A construção de uma sociedade mais justa passa pelo entendimento de que a Diversidade é a grande realidade desse país.


terça-feira, 6 de julho de 2010

ESCOLA MUNICIPAL FENELON MANOEL

O resultado do IDEB foi recebido com alegria pelos servidores da instituição. Essa conquista é resultado de uma soma de esforços. A equipe da Escola Fenelon Manoel está de parabéns pela sua dedicação e compromisso com o futuro dessas crianças. Queremos agradecer aos pais que deram todo o apoio necessário e incentivaram os filhos a estudar. E principalmente aos nossos alunos que se dedicaram aos estudos.
Tenho ciência de que este reconhecimento deve ser "curtido" por todos envolvidos na escola e comunidade ,conhecendo a seriedade da mesma, de seus gestores, professores e funcionários - tenho certeza que a partir de agora, com a responsabilidade aumentando, também irão aumentar os esforços do grupo para manter-se sempre nesta posição de destaque das escolas municipais e, ainda, melhorar no ranking estadual.

Parabéns a todos da Escola Fenelon Manoel! É um orgulho fazer parte desta equipe!!!!!

RESULTADO IDEB 2009

IDEB - Resultados

Parâmetros da Pesquisa


ESCOLAS DE SENADOR GUIOMARD 2009



ESC. DIVA PEREIRA=5.2


ESC. FENELON MANOEL=5.1


ESC. MANOEL GONZAGA=5.0


ESC. ORLANDO DE SOUZA VIANA=4.9


ESC. BOA VISTA=4.7


ESC. RAIMUNDO HERMÍNIO DE MELO II=4.6


ESC. BOA UNIÃO=4.5


ESC. VEIGA CABRAL=4.5


ESC. ALBERTO ZAIRE=4.3


ESC. CARLOS ALBERTO=3.6

CopyRight MEC - INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

segunda-feira, 5 de julho de 2010

FAZENDO HISTÓRIA
ESCOLA SANTO IZIDORO

A expressão “aula como espaço de conhecimento”, usada por alguns autores como Penin (1994), amplia a possibilidade de se compreender outras dimensões do ensinar e aprender e recoloca a discussão, não apenas em termos das estratégias de ensino, mas da própria natureza dos papéis que alunos e professores tem na elaboração do conhecimento.
Essa concepção permite entender que a história estuda a vida de todos os homens e mulheres, com a preocupação de recuperar o sentido de experiências individuais e coletivas. Este pode ser um dos principais critérios para a seleção de conteúdos e sua organização em temas a serem ensinados com o objetivo de contribuir para a formação de consciências individuais e coletivas numa perspectiva crítica.