sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno

Objetivos Educacionais


•contribuir na construção da sociedade sustentável mediante o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e sensibilidades, considerando os diferentes grupamentos sociais e saberes dos sujeitos da aprendizagem;
•inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação com eqüidade no país;
•ampliar o processo de inclusão digital das comunidades escolares;
•possibilitar a cada estudante e educador da rede pública do ensino básico o uso de um laptop para ampliar seu acesso à informação, desenvolver habilidades de produção, adquirir novos saberes, expandir a sua inteligência e participar da construção coletiva do conhecimento;
•conceber, desenvolver e valorizar a formação de educadores (gestores e professores) na utilização do laptop educacional com estudantes;
•criar a rede nacional de desenvolvimento do projeto para implantação, implementação, acompanhamento e avaliação do processo de uso do laptop educacional.

II WORKSHOP DE DISSEMINAÇÃO DO UCA EM MANAUS

Equipe do Acre com a Profa Léa Fagundes
Aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro de 2010, o II Workshop de disseminacão do UCA em Manaus-AM, com o tema Preparando para a Expansão: Lições da Experiência Piloto Brasleira na Modalidade um Computador por Aluno, promovido pela Fundação Pensamento Digital.


Estavam presente no evento:

Banco Iteramericano de Desenvolvimento - Marcelo Perez Alfaro
Gabinete da Presidência - José Luiz Maio de Aquino
Fundação Pensamento Digital - Marta Voelcke
MEC Formação - Claudio André
MEC Avaliação - Claudio Maeques
MEC Pesquisa - Pedro Andrade

Foram apresentadas as experiêcias dos Pré Piolotos:

São Paulo - Escola Municipal de Ensino Fundametal Ernani Silva - utilizou os laptops XO da OLPC - apresentado pela pesquisadora Edna Telles
Pirai/RJ - Escola Municipal Profa Rosa Conceição Guedes - utilizaram os laptops Classmate da Intel - apresetado pela pesquisadora Maria Helena Cautiero Jardim da UFRJ
Porta Alegre - Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu utilizam os laptops XO da OLPC - apresentado pela pesquisadora Rosália Lacerda
Palmas/TO - Colégio Dom Alano Marie Du Noday - aprsentado pela pesquisadora Marilene Andrade Ferreira Borges.
Mesa Redonda - Inovações Pedagógiac: oprtunidades e dasafios na modalidade um computador por aluno com as pesquisadoras: Léa da Cruz Fagundes, Marilene Andrade Ferreira Borges, Helena Cautiero Jardim e Edna Teles.

A equipe do Acre composta por:

Cordenadora Estadual do UCA - Maria Naderge do Nascimento
Diretor da Escola estadual Rural Dr. Santiago Dantas - Carlos Augusto Andrade
Diretor da Escola Estadual Marcilio Pontes - Eudes
Dietora da Escola Estadual Getúlio Vargas - Maria Anicia Kairala
Diretora da Escola Estadual Santo Izidoro - Terezinha Caminha
Diretora da Escola Estadual Barão do Rio Brancio - Lulu
Diretora da Escola Municpal Mariana - Vômea Araújo
Representando o NTM - Sânny Debora

A origem do Dia das Crianças

A comemoração do Dia das Crianças no Brasil só ganhou espaço a partir da década de 1950.


O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

REVISÃO 6ª SÉRIE

01. A enclosure ou cercamento:


a) é o processo de extinção dos campos abertos, provocando o êxodo rural;

b) provocou a substituição dos grandes domínios rurais pelos pequenos, cuja rentabilidade era maior;

c) implicou uma maior concentração de mão-de-obra agrícola, ao deter a migração para as cidades;

d) foi um fenômeno exclusivo da Inglaterra, não aparecendo em nenhum outro país;


02. O QUE MUDOU COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

A passagem da sociedade rural para a sociedade industrial; a mecanização da indústria e da agricultura; o desenvolvimento do sistema fabril, com o uso da energia a vapor; o desenvolvimento dos transportes e das comunicações; e a expansão do capitalismo, que passou a controlar quase todos os ramos da atividade econômica.

03. Sobre a sociedade industrial, na primeira metade do século XIX, afirma-se que:

“(...) apesar dos esforços sistemáticos, em larga escala, para alargar as ruas (...) aumentar e aperfeiçoar a drenagem e a rede de esgotos (...) nas regiões em que residem as classes mais ricas, nada foi feito para melhorar as condições dos distritos habitados pelos pobres.”

THOMPSON, E.P. A Formação da Classe Operária Inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, V. 2 p. 187

A partir do texto acima, comente as condições de vida da população pobre das cidades no contexto da Revolução Industrial.

As cidades cresciam desordenadamente, no contexto da Revolução Industrial, proporcionando uma diferenciação social entre os bairros dos ricos e os habitados pelos trabalhadores. O que acarretou, nos bairros operários, péssimas condições de vida devido à falta de equipamentos urbanos como: escolas, saneamento e moradias adequadas etc.

04. A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo.

I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.

II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.

III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.


Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I é verdadeira.

b) Apenas III é verdadeira.

c) Apenas I e II são verdadeiras.

d) Apenas II e III são verdadeiras.

05. Após a Revolução Industrial, a sociedade evoluiu de tal forma que houve a necessidade da implantação da divisão do trabalho. Explique o que a divisão social do trabalho.

R= Organização da produção cabendo um papel a cada grupo. Países subdesenvolvidos. Fornecimento de matéria prima. Países desenvolvidos - tecnologia, capital.

06. leia o texto com atenção:

“de pé ficaremos todos

E com firmeza juramos

Quebrar tesouras e válvulas

E pôr fogo às fábricas daninhas.”

(canção dos quebradores de máquinas do século XIX, citada por Leo Huberman. História da riqueza do homem. 1979)

O movimento representado nessa canção denominou-se:

a) Anarquismo

b) Ludismo

c) Cartismo

d) Socialismo

07. A Europa da primeira metade do século XIX foi sacudida por significativos movimentos revolucionários.
Qual das alternativas abaixo expressa melhor o significado mais geral desse processo revolucionário?



a) Luta entre os partidários do Antigo Regime e os adeptos da nova sociedade capitalista burguesa.

b) Revoluções de caráter exclusivamente liberal.

c) Revoluções de caráter exclusivamente nacional.

d) Luta entre a burguesia vitoriosa e o proletariado nascente.

e) Luta entre monarquistas e republicanos.


08. O cartismo inglês, movimento operário que surgiu na década de 1830, reivindicava:

a) o estabelecimento do socialismo na Inglaterra;

b) a organização dos trabalhadores em ligas operárias;

c) a luta armada para a realização do socialismo;

d) a destruição das máquinas nas fábricas;

e) benefícios trabalhistas e eleitorais.


Estude o resumo

A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade.
Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.